Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida

História

Aldeia de Santa Margarida é uma freguesia e aldeia portuguesa localizada no município de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Sul.

Conhecida como terra dos Fogueteiros, por ali (há vários anos) ao se ter instalado uma fabrica de fogo de artifício, Santa Margarida celebra a noite de natal, de um modo peculiar. À saída da missa do galo, em torno do madeiro, toda a população se junta para ver subir o balão de ar quente, oferecido pelos fogueteiros.  Terra de emigrantes, esta pequena aldeia vê os seus filhos regressarem em altura do Natal, Páscoa e no mês de agosto.

Embora o tempo tenha apagado algumas marcas, são diversos os vestígios da idade avançada da nossa freguesia, observáveis em algumas ruas e envolventes da aldeia.  Na Igreja Matriz de Aldeia de Santa Margarida, existe uma inscrição cravada numa pedra por cima da porta da entrada principal datada de 1708, tendo sido sendo recentemente restaurada. Suspeita-se ainda que tenha feito parte da rota dos Caminhos de Santiago de Compostela, uma vez que por cima da porta na fachada da Igreja Matriz virada para o adro se encontra embutida uma concha, símbolo do santo em questão. No campanário da mesma, pode ainda ver-se uma pedra que se pensa ser de origem romana.

Plano anual de feiras:

No Largo de Santo António, no último domingo de cada mês e especificamente no dia 08 de dezembro, realiza-se o mercado, onde se pode adquirir de tudo um pouco, loiças, roupas, frutas, legumes, etc.

© 2024 Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia